• bssl
  • bssl
  • bssl

A Capoeira no Brasil já teve vários momentos. Inicialmente foi a manifestação da ansia por liberdade dos escravos cansados de humilhação, torturas e trabalho forçado na época dos grandes engenhos.

Após a abolição da escravatura, os recém-libertos não tinham dinheiro, onde morar nem oportunidade de trabalho. Isso os fez utilizar a Capoeira para roubarem para sobreviver além de se defender das constantes humilhações públicas. Por vezes eram contratados por políticos para causar desordem no comício de partidos opostos e por estes motivos a Capoeira foi proibida no Brasil por muitos anos.

Em 1889 nasceu Vicente Ferreira Pastinha, patrono da Capoeira Angola e seus Fundamentos. Ele deu uniforme e um formato de esporte para a prática mantendo a tradição.

Em 1900 nasceu Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba. Ele conseguiu ao longo dos anos limpar o nome da capoeira, trazendo-a para dentro de academias, incentivando a participação de mulheres, utilizando uniformes, distanciando aspectos religiosos e enfatizando aspectos de luta.

Em 1953 apresentou uma roda da então chamada Capoeira Regional Baiana ao presidente Getúlio Vargas, tornando a Capoeira uma prática legal novamente e um esporte reconhecido.

 brasil

BRASIL